O planejamento sucessório é uma importante ferramenta para a otimização do processo de transferência de patrimônio entre indivíduos.

Através da implementação de um adequado planejamento sucessório é possível não somente agilizar a transferência dos bens, como também reduzir custos relacionados ao processo de transmissão, dentre eles o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação), imposto de competência estadual aplicado sobre doações e heranças.

No estado de São Paulo, por exemplo, o ITCMD possui alíquota de 4% sobre o valor do bem ou direito transferido.

O que é e como funciona o planejamento sucessório?

O planejamento sucessório é uma ferramenta para gestão antecipada de transferências patrimoniais que tem por objetivo reduzir custos e processos burocráticos comuns a tais situações.

A legislação brasileira possui uma série de alternativas para transferência patrimonial, conhecer cada opção e saber quando aplicá-las é fundamental para o sucesso na transferência de bens.

Dentre as opções mais comuns e conhecidas para transferência patrimonial, podemos destacar:

1.Doação: Na doação, os bens podem ser transferidos com o atual proprietário ainda em vida, no entanto, é preciso observar a legislação de cada estado em função do ITCMD.

2.Testamento: O proprietário do patrimônio possui maior liberdade para registrar o seu desejo quanto a divisão futura de bens, sendo um requisito que no mínimo 50% seja destinado aos seus familiares.

3.Previdência Privada: Opção que permite aos herdeiros o resgate do valor arrecadado ao longo dos anos pelo titular, de forma simplificada e potencialmente sem a cobrança de ITCMD (sujeito à avaliação de cada caso).

4.Holding Familiar: Constituição de uma pessoa jurídica para inclusão e gestão do patrimônio familiar e a consequente nomeação dos herdeiros como sócios detentores de quotas desta empresa (“holding”). Os principais objetivos são a proteção do patrimônio e redução de custos e eventual carga tributária na sucessão.

Importância do planejamento sucessório

Em meio as possibilidades existentes, encontrar uma alternativa que garanta maior eficiência e economia para a transferência patrimonial pode não ser uma tarefa fácil.

Por sua vez, é exatamente neste ponto que o planejamento para sucessão patrimonial demonstra o seu valor e importância.

Com o apoio de especialistas em gestão fiscal e tributária é possível eliminar parte da burocracia e custos que envolvem a transferência patrimonial.

Buscando um especialista para elaborar um planejamento sucessório assertivo para transferência de bens? Conte com a Personal Tax Brasil.

Conheça alguns dos nossos serviços:

  • Análise da situação patrimonial e auxílio na elaboração de planejamentos
  • Auxílio na análise e constituição de holdings familiares, holdings “cofres” e holdings operacionais
  • Contabilidade mensal e obrigações fiscais tanto da holding
  • Análise da situação sucessória e auxílio na elaboração de planejamentos
  • Suporte na elaboração de testamentos
  • Suporte na abertura de inventário (judicial ou extrajudicial)

A orientação de especialistas, é o melhor caminho para evitar custos desnecessários, tempo e dor de cabeça na sucessão de patrimônio e ativos.

Deseja saber mais sobre o assunto e descobrir como podemos ajudar você? Entre em contato conosco e agende uma reunião com nossos especialistas.