Você sabe o que é shadow payroll e qual a sua importância para o controle de folha de pagamento e para a manutenção da regularidade fiscal e trabalhista de organizações que contam com funcionários expatriados?

A expatriação de funcionários é um assunto que guarda certa complexidade e costuma gerar dúvidas, sobretudo para os responsáveis pelo departamento pessoal das organizações.

Afinal, como controlar a folha de pagamento de funcionários expatriados? Uma organização com funcionários expatriados deve observar a legislação trabalhista do país de origem ou do país de destino?

Em meio a esse cenário de dúvidas e questionamentos, entender o conceito e alguns detalhes sobre o shadow payroll é essencial.

O que é Shadow Payroll?

Em um mercado amplamente competitivo e globalizado a mobilidade e transferência internacional de funcionários passou a fazer parte do dia a dia de boa parte das empresas.

Com uma rápida análise do cenário macroeconômico é possível observar que é cada vez maior o número de empresas que decidem transpor fronteiras expandindo suas operações para outros países.

Por outro lado, para que seja possível viabilizar operações no exterior, é natural que as empresas precisem transferir alguns dos seus funcionários, processo conhecido como “expatriação”.

No entanto, é preciso considerar que para viabilizar a transferência de funcionários para outros países, as empresas precisam estar preparadas para atender as exigências das legislações trabalhistas das nações de origem e destino.

Mas afinal, como atender a legislação brasileira e a legislação do país de destino dos colaboradores expatriados? É exatamente neste ponto que a implantação do shadow payroll se faz necessária.

O shadow payroll é uma espécie de folha de pagamento espelho, ou seja, um espelhamento da folha de pagamento dos expatriados.

Para facilitar o entendimento sobre o assunto, considere o seguinte exemplo:

Um colaborador brasileiro é enviado aos Estados Unidos para trabalhar por 2 anos na implantação e expansão de uma filial de determinada empresa brasileira naquele país.

Para manter funcionários nos Estados Unidos, a empresa em questão precisa respeitar a legislação trabalhista norte-americana, processar a folha de pagamento e garantir o pagamento das remunerações e direitos trabalhistas vigentes no país de destino.

No entanto, por outro lado, a empresa também precisa observar o cumprimento da legislação brasileira, país de origem do trabalhador, assegurando, por exemplo, o direito ao depósito do FGTS (direito trabalhista brasileiro).

Após analisar o exemplo acima, você pode estar se perguntando:

“Como controlar duas folhas de pagamento para o mesmo funcionário com base em legislações distintas e suas compensações?”

Sem dúvidas, trata-se de um processo complexo. No entanto, as arestas podem ser corrigidas com a implantação do shadow payroll.

5 pontos de atenção relacionados ao shadow payroll

Sua empresa possui ou planeja contar com funcionários expatriados? Conheça 5 pontos que merecem destaque e atenção:

  1. Mantenha-se atualizado quanto a legislação nacional e internacional;
  2. Desenvolva uma política global e bem alinhada na organização;
  3. Conheça os pontos essenciais da expatriação de colaboradores;
  4. Prepare a organização para mudanças nos planos, projetos e prazos de expatriação;
  5. Invista em tecnologia para controlar todo o fluxo de dados.

Deseja saber mais sobre o assunto? Entre em contato com o serviço de consultoria e assessoria na expatriação de funcionários da Personal Tax Brasil.