Criar um programa de global mobility pode ser fundamental para a sua empresa e para justificar essa afirmação, separamos neste conteúdo, três motivos pelos quais a sua empresa deveria criar um programa como esse.
Em função da constante evolução tecnológica, os mercados estão se tornando cada vez mais globais e competitivos. Fusos horários e fronteiras já não são mais tão relevantes.
Para ter certeza disso, basta observarmos o número cada vez maior de empresas com operações e negócios em várias partes do mundo.
A globalização como tendência no mundo dos negócios
A globalização e as novas tendências de negócios estão exigindo um nível cada vez maior de mobilidade por parte das organizações e dos seus colaboradores.
Para alcançar seus objetivos de crescimento, muitas empresas e marcas buscam expandir as suas operações para outros países, globalizando os seus negócios.
No entanto, para que isso seja possível, é natural que as empresas sintam a necessidade de enviar alguns colaboradores para o exterior.
Ao tocar nesse ponto, vale lembrar que não basta apenas transferir um ou mais colaboradores sempre que surgir uma necessidade, seja para unidades em fase de implantação ou mesmo operacionais da sua empresa no exterior.
Na prática, é preciso ir além, e, portanto, antes de tomar qualquer decisão e necessário traçar uma estratégia muito bem definida em relação às transferências internacionais.
Os gestores precisam ter a certeza de que estão movendo a pessoa certa, para o lugar certo, na hora certa e em condições adequadas
A sua empresa conta com unidades no exterior? Há uma necessidade presente ou futura relacionada à transferência internacional de colaboradores e mão de obra?
Se a sua resposta foi “SIM”, um programa de global mobility precisa ser uma implementando o quanto antes na sua organização.
Na sequência, confira três benefícios para criar um programa de global mobility para a sua empresa.
1.Controle de custos
A preocupação com os custos para montar um programa de global mobility sempre será um motivo de discussão nas organizações, mas e quanto aos custos e prejuízos relacionados a ausência de um programa de mobilidade?
É importante destacar que uma estrutura adequada para o planejamento e acompanhamento das operações de mobilidade pode reduzir significativamente os custos operacionais das organizações.
Dentre os custos que podem cair significativamente, estão aqueles relacionados ao pagamento de contribuições e impostos no Brasil e no exterior.
2.Retenção e gestão global de talentos
A competição entre as empresas para a retenção dos melhores talentos acompanha a velocidade das mudanças de mercado.
Por sua vez, um programa de global mobility pode ajudar a sua empresa a gerenciar a escassez de talentos e maximizar a capacidade da organização de reter bons funcionários.
3.Melhoria na experiência de realocação dos funcionários
O processo de realocação de funcionários em unidades de negócio no exterior envolve não somente fatores de negócios, mas também pessoais e familiares de cada colaborador.
Diante disso, contar com uma área de global mobility responsável por definir políticas relacionadas aos programas de transferência, conduzindo todo o processo e acompanhando de perto os colaboradores transferidos é fundamental.
Deseja saber mais sobre o assunto? Retire as suas dúvidas com os especialistas da Personal Tax.