Você sabe como funciona uma política de remuneração variável? Afinal, como implementar uma política de remuneração variável de sucesso?

Nesse conteúdo, apresentamos 3 aspectos importantes sobre o assunto, não deixe de conferir!

O que é remuneração variável?

A remuneração variável é um mecanismo de incentivo e recompensa implementado por algumas empresas como forma de reconhecer e complementar o salário de profissionais que atingem determinados resultados e estão realmente comprometidos com os resultados do negócio.

Sua empresa acredita na importância da retenção de talentos e redução da rotatividade dos funcionários?

A remuneração variável é uma das estratégias que podem ser colocadas em prática para que seja possível alcançar esses objetivos.

Por sinal, investir em uma política de remuneração variável para retenção de talentos é uma das alternativas para consolidar a sua empresa no mercado, fornecer os melhores produtos e serviços e alavancar o crescimento.

As políticas de remuneração variável podem contribuir significativamente para evitar que a sua empresa perca os melhores colaboradores para a concorrência.

Quando o funcionário percebe que a empresa é capaz de reconhecer o seu valor, ele se sente parte fundamental do conjunto e entrega retorno à empresa sob a forma de empenho e maior dedicação.

Na prática, em uma política de remuneração variável de sucesso ganha a empresa e os seus funcionários.

Confira alguns aspectos importantes para uma política de remuneração bem-sucedida:

1.Definição de regras e políticas claras

O primeiro aspecto a ser observado para que seja possível elaborar uma política de remuneração variável de sucesso, diz respeito à definição de regras e políticas claras para o pagamento da remuneração adicional.

Os colaboradores precisam conhecer e compreender as políticas adotadas pela empresa, saber exatamente como contribuir com os negócios e quais ações precisam adotar para fazer jus a remuneração variável.

Nesse sentido, é preciso estabelecer indicadores individuais ou coletivos que sejam tangíveis e claros para todos, como por exemplo, uma meta de vendas.

2.Método de remuneração

Existem diversos métodos e tipos de remuneração variável que podem ser implementados por uma empresa, dentre eles:

  • Programa de Participação nos Lucros – PPL;
  • Programa de distribuição de ações (Stock Options);
  • Pagamento de bônus por metas ou produtividades;
  • Remuneração com base em competências.

Cabe à empresa, conhecer e estudar as opções disponíveis para implementar aquela que mais se encaixa com os objetivos e realidade dos seus negócios.

3.Acompanhamento de indicadores

Por fim, para que seja possível alcançar uma política de remuneração variável de sucesso e que alcance os resultados esperados, é preciso que os gestores estejam preparados para acompanhar e interpretar indicadores com base nas regras e políticas de remuneração variável da empresa.

Cada colaborador deve ser remunerado conforme os seus resultados e comprometimento com as políticas definidas, com isonomia e sem preferências pessoais por parte dos gestores.

É preciso profissionalismo para garantir que o plano de remuneração variável cumpra o seu papel para o engajamento dos colaboradores e consequentemente para o crescimento da empresa.

Para mais dicas relacionadas ao assunto, continue acompanhando o nosso blog.